A Empresa

A Eólica Mangue Seco 2 Geradora e Comercializadora de Energia Elétrica S.A, localizada no Rio Grande do Norte, é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) que possui como sócios a Petróleo Brasileiro S.A - PETROBRAS, com 51% das ações, e a Centrais Elétricas Brasileiras S.A - ELETROBRAS, com participação de 49%.

O contrato de venda de energia para a usina foi ofertado no primeiro leilão de energia eólica, realizado em dezembro de 2009, e é válido até 30/06/2032. O certame de 2009 previa que a energia gerada pela usina seria disponibilizada para o Sistema Interligado Nacional em 1º de julho de 2012, mas os sócios anteciparam o cronograma e toda a Usina está em operação comercial desde 24 de setembro de 2011.

Localizada no entorno da Refinaria Potiguar Clara Camarão, às margens da Rodovia RN 221, em Guamaré, a usina é constituída por 13 aerogeradores de 2 megawatts (MW) cada .

Cada aerogerador, com um peso de cerca de 300 toneladas, é composto por uma torre de concreto e aço de 108 metros de altura e um conjunto de três pás de fibra de vidro, com 42 metros de comprimento. O sistema de transmissão de cada unidade é constituído de uma rede de distribuição interna de 34,5 quilovolts (kV), uma subestação elevadora de 34,5/138 kV e de uma linha de transmissão de 138 kV.

A implantação da Eólica Mangue Seco 2 está alinhada com a estratégia da PETROBRAS de se consolidar como empresa de energia, e da ELETROBRAS, uma empresa de energia, compromissada com a geração de energia renovável, apresentando elevado conteúdo de responsabilidade ambiental

Galeria: Eólica Mangue Seco 2

Site desenvolvido pela Interativa Digital